Blog de apoio à disciplina Língua Portuguesa II, no curso de Letras Português-Inglês da Faculdade Saberes, Vitória-ES.
quarta-feira, 1 de outubro de 2008
terça-feira, 30 de setembro de 2008
SOARES, Leôncio. O educador de jovens e adultos e sua formação. Educ. rev., jun. 2008, no.47, p.83-100. ISSN 0102-4698.
Este artigo versa sobre a formação inicial do Educador de Jovens e Adultos a partir dos resultados de estudo realizado no curso de Pedagogia de uma Universidade Federal. Desde a criação da habilitação (1986), a pesquisa analisa a pertinência da profissionalização desse educador, o significado da formação inicial em EJA para professores e egressos da habilitação e a inserção desse educador no campo de trabalho. Revelou-se o quanto é fértil analisar os processos de formação e atuação desses profissionais, por meio da reconstrução de suas trajetórias, e conclui-se que, mesmo com a crescente visibilidade que tem tido a EJA, tanto na instância das práticas quanto na dos estudos e pesquisas, ainda não existe efetiva demanda para uma formação específica. A formação do educador da EJA pode contribuir para o fortalecimento e a (re)configuração desse campo e, conseqüentemente, para o melhor atendimento a parcelas significativas da população que foram precocemente excluídas das ações de escolarização.
Palavras-chave : Educação de Jovens e Adultos; Formação Inicial; Profissionalização do Educador.
RIZZATTI, Mary Elizabeth Cerutti. Implicações metodológicas do processo de formação do leitor e do produtor de textos na escola. Educ. rev., jun. 2008, no.47, p.55-82. ISSN 0102-4698.
Este artigo focaliza a atuação do professor na formação do leitor e do produtor de textos no início da escolarização, discutindo, à luz de princípios teóricos da Lingüística Textual e das ciências cognitivas, implicações metodológicas que parecem relevantes na instrumentalização da capacidade discente para os atos de ler e de produzir textos de modo proficiente. Trata-se de uma reflexão que considera dados coletados junto a educadores infantis e professores de séries iniciais, pós-graduandos em Educação, em uma análise que topicaliza atividades de interpretação de texto e atividades de produção textual. O objetivo do estudo é relacionar habilidades docentes de leitura e escrita, opções metodológicas no trato com essas questões e maiores ou menores possibilidades de desenvolvimento de tais habilidades nos alunos nesses níveis de ensino.
Palavras-chave : Leitura; Produção Textual; Metodologia.
terça-feira, 23 de setembro de 2008
Um verdadeiro atlas lingüístico do Português no Brasil
01/09/2008
A trajetória da língua portuguesa no Brasil, as influências que recebeu das culturas indígena, européia e africana e suas mudanças e variações ao longo do tempo e do espaço são o principal tema do mais recente lançamento da Editora da Universidade Federal Fluminense: o livroPortuguês Brasileiro II: contato lingüístico, heterogeneidade e história.
Com a excelente receptividade do primeiro volume da obra, esgotado em tempo recorde, Cláudia Roncarati, Professora Associada II da UFF, e Jussara Abraçado, Professora Associada e Vice-Diretora do Instituto de Letras da UFF, organizadoras da publicação, perceberam a necessidade e a importância de dar continuidade ao trabalho e decidiram se dedicar à elaboração de Português Brasileiro II.
A obra traz ainda análises sobre as atuais tendências e descobertas no campo da variação lingüística. A edição reúne trabalhos de pesquisadores de diversas partes do país, integrantes do Grupo de Trabalho (GT) de Sociolingüística da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística (ANPOLL). Preço: R$ 40,00.
Revista eletrônica Linguasagem
Em uma iniciativa inédita no Brasil, o Programa de Pós-Graduação em Lingüística e o Departamento de Letras da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) deram início à publicação da revista eletrônica mensal de divulgação científica Linguasagem. O objetivo é abordar e discutir temas e aspectos sobre as mais diversas pesquisas em Ciências da Linguagem.
A revista está organizada em 20 seções que buscam abarcar os mais diferentes gêneros discursivos, como o literário, teórico, informativo, dentre outros. O artigo de abertura da publicação é de autoria do professor José Luiz Fiorin, do Departamento de Lingüística da USP, com o título "A linguagem politicamente correta". Entre os ensaios, um destaque é o texto do professor Sírio Possenti, do Departamento de Lingüística da Unicamp, com o título "Mas o que faz mesmo um Lingüista?". A revista tem também dicas de leitura, resenhas, monografias, artigos de iniciação científica, agenda de eventos, reportagens e notícias.
Os princípios norteadores da revista estão na "Declaração Universal dos Direitos Lingüísticos" e no "Dialeto Caipira", de Amadeu Amaral. A Declaração é um gesto político que busca, por um lado, contribuir para minimizar o olhar preconceituoso existente na nossa sociedade sobre a linguagem e as suas mais diversas discursivizações e, por outro, barrar a crescente mercadologização da língua na mídia.
Amadeu Ataliba Arruda Amaral Leite Penteado nasceu em Capivari, em 6 de novembro de 1875, e morreu no dia 24 de outubro de 1929, em São Paulo. Ele foi poeta, folclorista, filólogo e ensaísta brasileiro, sendo eleito para a cadeira 15 da Academia Brasileira de Letras, na vaga de Olavo Bilac. Sua recepção na Academia ocorreu no dia 14 de novembro de 1919, pelo acadêmico Magalhães Azeredo.
A revista Linguasagem pode ser acessada em www.letras.ufscar.br/linguasagem.
domingo, 21 de setembro de 2008
Google Book: Linguistica y psicoanalisis: Freud, Saussure, Hjelmslev, Lacan y los otros (2001)
Linguistica y psicoanalisis: Freud, Saussure, Hjelmslev, Lacan y los otros
de Michel Arrivé, Jean-Claude Coquet - 2001 - 208 páginasGoogle Book: Saussure- para principiantes: Para principiantes (2001)
Saussure- para principiantes: Para principiantes - Página 17de Terrence Gordon, ABBE Lubell - 2001 - 127 páginasSaussure ... |
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