Blog de apoio à disciplina Língua Portuguesa II, no curso de Letras Português-Inglês da Faculdade Saberes, Vitória-ES.

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Século XX: o século da controvérsia na Lingüística Aplicada

e no ensino de Gramática

 

Maria Alice Capocchi Ribeiro, FFP, Departamento de Letras - UERJ

Introdução

A controvérsia, como define Aurélio Buarque de Hollanda Ferreira (1995:176), consiste na “discussão ou debate regular acerca de assunto literário, científico, etc.; contestação, polêmica”.

Em seu constante questionamento sobre o mundo que o cerca, o homem estabelece relações causais e comparativas entre as diversas áreas do conhecimento. Conseqüentemente, todo conhecimento é construído e reconstruído a partir da reflexão e discussão geradas pela comparação e contestação de conhecimentos prévios. O conhecimento pode então ser entendido não somente como um produto, mas como um processo em contínua reconstrução, inserido em contextos sociais, históricos, e políticos.

Sendo assim, este século – definido por diversos autores como sendo o século da informação e da controvérsia – é, em outras palavras, um século marcado pelo desenvolvimento e aplicação do pensamento crítico. Comparando-o com o século anterior - o qual fixou parâmetros científicos que regiam o pensar e assim, de uma certa forma, acabou restringindo o próprio pensar - o século XX pode ser definido como o século do pensar reflexivo e crítico.

Este trabalho tem por objetivo apresentar resumidamente as diferentes correntes lingüísticas propostas ao longo deste século, as influências que estas receberam de outras disciplinas e estabelecer alguns dos inúmeros relacionamentos possíveis com o ensino de gramática.

A asserção que permeia este trabalho defende uma redefinição do conceito de que “a história é cíclica”: esta frase, em diversas ocasiões utilizada sob a ótica de um ‘retrocesso’ (em contraposição a um desenvolvimento) ou de uma ‘falta de imaginação’ constitui na verdade uma das mais importantes características do pensamento e do desenvolvimento do conhecimento. Ao retomar conceitos e idéias propostos anteriormente e estabelecer diversas relações entre eles, estamos na verdade fazendo uma releitura dos mesmos, mais crítica e mais abrangente, e levantando uma polêmica, a qual, por sua vez, leva à reflexão e à reconstrução do conhecimento.

Iniciaremos nosso passeio pela história da Lingüística no final do século XIX, apresentando brevemente a Abordagem Tradicional ao ensino de línguas, para então passarmos ao século XX.


Leia aqui o artigo completo.

Nenhum comentário:

Marcadores